Nana labo: o maior plot twits da história


Boa noite primeiramente gostaria de falar sobre meu hiatus que se deu por puro protesto (não que ela ligue ou saiba na verdade continua muito rhykka e phina) da minha parte referente as decisões musicais de dona Mizuki...
Eu prometi a mim mesma que não falaria mais mal das escolhas da Nana... Como todos sabem ela é a minha primeira referência da vida e um dos motivos de eu estudar musica...
Exatamente por ter um status tão grande tanto na minha vida como no japão é aceitável uma certa cobrança que vem acontecendo tanto da minha parte como de muitos outros...
Eu acabei aceitando a idéia de que a Nana é o chapolin colorado do japão com movimentos friamente calculados.
Primeiro ela lança um monte de coisas viajadas e sem muito nexo ou copia e cola do elements gardem (tudo bem eles serem amiguinhos mas chegou num nível complicado musicalmente), depois ela simplesmente te impacta com single bom/albuns bons/lives bons...
Isso é um plano malévolo da king records pra fazer você notar o qual alto ela pode ir comparada a ela mesma (?), ou pra equilibrar o universo mesmo.
Enfim  o cannonball runing  esta ai e veio como um mini live (se é que da pra chamar de mini) ESPETACULAR! ACIMA DA MÉDIA,BRILHANTE E TUDO MAIS QUE VOCÊS CONSEGUIREM PRA DESCREVER (alias vocês já notaram que a Nana é tipo aquela criança que quando sai da aulinha de inglês tem que colocar as palavras que ela aprendeu no dia como nome de álbum... QUE KARALHO É CANNONBALL RUNING?)
Enfim vamos falar do live:





1:Rock ride riot. vs Ryuutan
Essa idéia de vocal+ 1 membro do cherry boys veio no zipang e tem funcionado muito bem... O maior destaque ai é a capacidade individual de  cada cherryboy, se notarem o solo do início lembra muito o que ele fez em pray do live zipang quando ela colocou em pratica essas idéias...
Antes de mais nada som limpo, simples e com uma qualidade maior.
Atualmente (isso pegou o neogenese creation e se espalhou pra frente) ela pegou gosto por digitalizar  vocal e "instrumento", só que com elementos que eu vivo dizendo como o péssimo serviço de engenheiros da king records... acaba bem miada as músicas... Rock ride riot é uma delas...  Quando se esta acostumado com esse tipo de defeito de produção musical que acompanha a nana como eu estou, tenta-se aproveitar o que da da musica.... a Nana.
Sendo assim não posso dizer que desgostava de rock ride riot, mas essa versão veio pra tornar as coisas mais amigáveis e musicalmente apreciável.





2:Trickster vs Kenny
 Eles estão pra te fazer apreciar um instrumentos cru com um vocal... Foi algo que me deixou muito feliz porque eu sempre senti a Nana muito arredia e temerosa quanto a deixar a voz crua aparecer...
as introduções são um ponto a parte, quando não são solos são parte ritmicas dos meios da musica...
NANA FAZENDO MUSICA NADA CERTINHA!!!!!  ISSO É INÉDITO!
quanto ao solo supremo de trickster achei que podiam ter incluído pra deixar mais característico... mas é questão de escolha e estilo do próprio kenny e claro muito respeitável.





3: Meikyuu buterfly VS  KadoD
Essa foi se não o maior presente da noite. Existem muitas musicas que parece ter sido esquecidas pela Nana e que fazem muito sentido para lives futuros como o theater... O caso é: seria interessante se ela parasse de usar sempre as mesmas musicas de encore e explorar melhor seu repertório não é?
Consciência ela tem e muita, não faz porque não quer.
meikyuu buterfly é um dos casos... as intro de órgão do the museum poderia ser muito melhor explorada em um live como esse, mesmo assim apostou e fez bonito.
o solo inicial também mostra algumas características e escolhas do próprio kado como os outros membros.(como os saltos de cordas mais agudas para as graves contrastando de maneira bem clara e tocando corda dupla)
Foi feito um pecado universal com essa música que justamente tem a ver com as batidas pesadas e mal mixadas do estúdio, meikyuu buterfly tem um ar mais escuro e dramático que só agora ela esta explorando.





4:StandUp VS itaruvic
Ao mesmo tempo que eu sei e percebo que ela perde muito tempo desperdiçando com musicas bobinhas por contratos com animes... Algumas idéias soam muito interessantes (como na época que geral quis mata-la por causa de super man e eu amei porque estavam esperando um mv de alguma musica catarrenta de synphogear)
StandUp é uma delas. Esta na lista das meio alegrinhas e não tem profundidade mas não significa que não funcione. E claro soando somente com uma guitarra é bem mais agradável e aceitável.( Fora ser uma alternativa pra power gate e pop master todo fim de live)






5: Miracle flight 
Esse foi o maior plot twist da história! Dona Mizuki aprontou a do ano com a minha pessoa! Eu ri de muito nervoso!!!!!😂😂😂😂😂😂😂
EU SIMPLESMENTE ODEIO ESSA MÚSICAS TANTO QUANDO POWER GATE,POP MASTER E SUPER GENERATION AGORA ADIVINHEM.... EU NÃO POSSO MAIS ODIÁ-LA DEPOIS DISSO!
MIRACLE FLIGHT VIROU UM RESPEITÁVEL SENHOR COWNTRY COM DIREITO A YHAAAAA DO RYUUTA E EU ESTOU ARRASADA!
essa é a prova que a Nana vai te fazer gostar de todas as musicas dela você querendo ou não e eu já me conformei!
ESSA DROGA FICOU MARAVILHOSA E EU ESTOU NO CHÃO!
ESTÃO VENDO ESSA CARA? É DE ALEGRIA E SATISFAÇÃO DE TER ESFREGADO ESSE MIRACLE FLIGHT MUITO DIGNO NA MINHA CARA!!!!!






6:MARIA E JOKER VS FIRE
Essa foi a melhor apresentação da noite e só a minha opinião importa!!!!!!!!!
quem achar o contrário que submeta uma tese científica me refutando!!!!
Isso ficou melhor que op da pantera cor de rosa!
EU PRECISO EXALTAR E DEIXAR MUITO DESTACADO AQUI: a Nana sempre foi muito  linear em quesito improvisação,lembro de pessoas que me diziam que pra ela era um pecado moral não cantar exatamente igual o que estava escrito....
POIS BEM ELA FINALMENTE ESTA IMPROVISANDO! 
A Nana é o tipo de cantora que gosta de viajar em mundo musicais diferentes e vem pegando experiência vocal com todos eles, só que como eu disse anteriormente eu sempre senti como se ela tivesse um certo medo de deixar as coisas mais cruas, mostrar mais a voz dela e claro improvisar.
O fire introduziu muito oportunamente com uma das partes mais ritimicas e agradável de ouvir, fora que a própria Nana faz uma dinâmica  de volume (ele também) e altura encobrindo e apoiando ao mesmo tempo.
Muita sincronia em questão de volume e muito oportuno da parte dela algumas repetir algumas frases do próprio sax umas mais agudas e outras dando cobertura.
Dinâmica rítimica e de volume, aproveitamento extremamente produtivo das melhores partes e idéias de maria e joker... FORA A LINDA DA IMPROVISAÇÃO!!!!
Melhor da noite disparada.






7:Mr. bunny vs toshiya
Eu nunca topei com essa música e nesse live também não... esse teclado sintético tentando imitar instrumento da família dos metais...não ficou legal...
Não estou aqui pra ser empata criatividade mas Nana e ele fazendo rap com aquele inglês maravilho...
É não rolou... O AUGE É QUE ELA DE DIVERTE FAZENDO RAP!!






8: lovely fruit VS chou-san
Antes de mais nada eu preciso destacar o qual criativo e maravilhoso esse cara é!Isso é visível há muitos lives!
Foi mais simples que o toshiya e explorou muitos outros sons fora o auge da Nana com a  tangerina chocalho 







9:Kiseki no melodia vs tom-kun
Eu fiquei muito satisfeita com a carga emocional que colocaram nessa musica, eu preferiria particularmente um sample  mais realista do piano digital do tom-kun, ficou delicado e sutil.
esse musica precisava de algo assim, não adianta muito coloca-la em um live orquestrado como fizeram no passado cheio de instrumentos no fortíssimo sem muita candência expressiva.








10: guilty
Eu vou tirar um ponto do tom-kun em kiseki melodia pela escolha do piano, na verdade pela preguiça, porque esse timbre combinou muito bem com a idéia de guilty mas não com a de kiseki.
Guilty é uma das músicas que depende bastante da Nana em quesito melódico, as partes "instrumentais" não são lá muito "instrumentais".
E para pessoas que curtem mais instrumentos nem sempre guilty é uma boa...
Essa versão acaba com o problema.
Sax e o piano foram o show a parte fora que percussão é melhor que batidas sampleadas.
preciso também ressaltar que na parte mais aguda dessa música a Nana sofria uma bocado... Problema resolvido com muito louvor, tirou muito fácil jogando descaradamente pro falsete (que alias esta muito melhor do que antes)









11:cherry showcaste
EU SOU UMA FRAUDE! DEMOREI 1 ANO PRA SACAR QUE ELES ESTAVAM TOCANDO EGAO WA KIMI NO TAME NI ARU!
aqui já da pra notar qual vai ser a formula que eles vão utilizar quando tocarem juntos (como eternal blaze), combinações de 2 ou 3 instrumentos de verso e algo mais solto no refrão.






12: shounen vs yabuki toshiro
Eis mais uma prova que a Nana tem plena consciência do que é bom dentro do repertório dela e foi deixado pra trás...
Shounen é um tesouro incompreendido com erros de gravação e firulas por cima.
Me trás um certo alívio o fato de mesmo aos poucos ele trazer essas músicas com versões novas e no caso desse live de maneira mais seca.







13: heart shaped chant  vs saori hayami
Já que ela esta aqui vou dividir essa parte em opinião sobre a música e alguns assuntos extras.
Primeiro: A Saori é esperta... Claro não existe apenas uma maneira de cantar no entanto tem alguns macetes (que a dona Nana manja pakas e faz de um jeito que todo mundo pensa que ela fez porque é a boazona - que não é mentira sim ela é muito boazona- só que na verdade as vezes ela fica sem folego ou sente que não vai cair certinha numa nota e faz um semi trinado ai ou joga uns pontos de aumento em lugar que não tem - fica bonito mas certinho não é- ) que a Saori usou.
Primeiro cortar valor de nota e deixar só no sopro... A hikaru do kalafina por exemplo vive usando isso pra disfarçar uma deficiência de ter esfolado as cordas vocais.
Tudo é macete... Mas eu ainda senti insegurança.
Um arranjo em dueto poderia ser muito maior que isso, tem uma semi fuga da Saori que poderia ser menos timida.
Depois da intro ela desenvolve de maneira eficiente e parece que vai mostrar algo.. Mas volta pro bolha de novo.
A voz dela combina e se mistura bastante com a da Nana mas ainda sim existe uma certa dificuldade em partes que ela faz solo, essa voz toda arejada não deve ser só uma "escolha", e eu sinto que ela só tem segurança quando esta cantando junto com a Nana...
Eu tenho um carinho maior por essa música, além de ter sido a primeiro que consegui tirar no piano, quando aconheci magicamente ficou mais de 3 semanas na minha cabeça/ouvido.
Com isso acho que eu tenho condições de fazer esse julgamento.






14: new sensation
aprendi a duras penas respeitar essa música.
Pra mim só estava na lista das músicas felizinhas e é isso.
Eu estou bem satisfeita, os meninos fizeram um corinho bem basico nos versos com isso o vocal da Nana teve bastante visibilidade.
refrões os coros vieram com um suporte perfeito.
Fora que a Nana finalmente fez o que muitos cantores fazem pra exibir o que sabem e nível que estão; aproximados 14 segundo segurando uma nota.
O DESENHO DE VIBRATO QUE ESSA CRIATURA FAZ É LINDO!!!! SE ELA CONSEGUISSE SEGURAR MAIS IA MAIS RAPIDO 😂😂😂😂
DETALHE: QUANDO EU FALO QUE ELA É LIGEIRA NÃO É POR ACASO: ELA MANTEVE A NOTA  NO PALATO MOLE PRA NÃO GASTAR TANTO AR E NÃO PRECISAR DE TANTA FORÇA COLOCANDO QUASE UMA EMPOSTAÇÃO.
 QUEM TIVER A OPORTUNIDADE DE VER O LIVE VAI NOTAR QUE ESSA NOTA SAI "FECHADA" COMO UMA EMPOSTAÇÃO DE VOZ... DEPOIS ELA ECOA COM VIBRATO.
DONA MIZUKI MANJADORA DE TAPEAR A GERAL 😂😂😂😂







15:Eternal Blaze.
Eis um desafio pra mim falar dessa música.
Eu não gosto do pacote de músicas que a Nana coloca em todo live, acho que tem muitas outras melhores que foram deixadas para trás; Mas ao mesmo tempo eu entendo a posição dela de ter essa musica como um carro chefe porque todo mundo gosta.
Quando não tem as pessoas falam e reparam e isso é fato.
Essa distribuição foi muito inteligente, eles tiraram alguns elementos e batidas desnecessárias que tanto outros lives como estúdio carregavam.
instrumentos agindo em dupla  e com partes individuais sem aquela coisa carregada e pesada, tanto que a própria plateia (sim eles são uns mortos mas não quando se trata de eternal blaze) só reage quando ela da um toque, sinal de que sim eles estavam prestando atenção no que tinha de novo ali.
outro detalhe: a própria percussão esta bem mais suave comparando com outros lives.
é uma construção que ´da condições de ser escutada, fornece um aproveitamento dos instrumentos de maneira mais individual e clara.




encore:





rebellion:
Eu peguei uma raiva dessa música, ela demorou mais de 1 ano pra lançar depois de jogarem o preview! tipo vai entender a logica!
no demais nada de muito novo.
aliás pode ser impressão minha mas a Nana parece estar  aberto em alguns pontos, antes grande parte de quem cantava Nana reclamava juntamente disso, de ser difícil entender que nota que ela estava.



jewel:
Não é o tipo de música que eu escuto ou consigo apreciar mesmo sendo a Nana cantando.
Apesar de estar tudo "certinho" não é uma balada com muitos elementos ou carga sentimental nem tão criativa.









searchlight:
Assim como jewel não tem elementos muito significativos, pra mim vai pra lista daquelas b-sides inamissíveis como free style no tokyo dome.
acho que a Nana já fez encores bem melhores...






considerações finais:
Um live com muitos pontos altos, obvio que o encore não me agradou tanto.
Finalmente ela fez o que eu venho pedindo há anos!
uma produção mais simples com musica mais crua.
É um padrão dela apresentar subidas estratégicas quase sempre depois dos lives graces...
Quedas existem mas esta mantendo um padrão.
E parece  que finalmente estão dispostos a se abrirem mais com a vinda dela para plataformas de stream.
Demorou mas não deixa de ser um ponto positivo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rosario no Vampire Original Soundtrack